quarta-feira, 29 de junho de 2011

V FEQUAE



A SEMEC promoveu, mais uma vez, a V FEQUAE, Festival de Quadrilhas Juninas, nos dias 24, 25 e 26 de junho, mantendo a tradição das festas populares juninas no município. A Quadra de Esportes central, decorada com bandeirolas e balões coloridos, foi o palco da apresentação de quadrilhas dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino.

Para que o evento seja possível, os colaboradores da SEMEC trabalharam incansavelmente durante dias para a total ornamentação da quadra de esportes. As escolas municipais receberam auxílio financeiro da SEMEC para custear as despesas com os trajes típicos das quadrilhas e demais preparativos. Apesar do evento, nos últimos anos, perder o caráter competitivo, os alunos e professores, iniciaram os ensaios das coreografias das quadrilhas com um mês de antecedência. Além de se divertirem, esses são os momentos de interação entre alunos, professores e funcionários como uma grande oportunidade para integração e socialização da comunidade escolar. Assim, através da expressão corporal e criatividade dos alunos, a cultura das quadrilhas juninas é mantida, como patrimônio cultural.  Este ano, o grande compositor popular brasileiro Luiz Gonzaga, mais conhecido como o Rei do Baião, foi homenageado pela quadrilha da escola Pássaro Azul. 

As escolas também organizaram barracas de brincadeiras (pescaria e boca-do-palhaço), venda de bebidas e deliciosos doces e comidas típicas regionais como: vatapá, tacacá, cocada, pé-de-moleque, quenga, mané-pelado e etc. As crianças, animadas com foguetinhos e estalinhos, brincaram com segurança no arraial e após a apresentação de quadrilhas, a festa continuou ao som de ritmos musicais folclóricos como forró e baião.
A festa culminou com um Bingo, onde os ganhadores foram contemplados com os seguintes prêmios: com os seguintes prêmios:
  1. Prêmio: NetBook
  2. Aparelho de TV 14´´
  3. Aparelho de DVD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário