terça-feira, 26 de abril de 2011

A Semana dos Povos Índígenas em São Félix do Xingu


Chegada das aldeias em frente à Câmara Municipal


A tradicional festividade do Dia do Índio, celebrando a Semana dos Povos Indígenas, nesta edição, trouxe aproximadamente cinco mil índios para festejar esta grande diversidade cultural. O entusiasmo do povo índígena começa desde a chegada na cidade, no dia 16/04 onde cerca de 14 aldeias do município e cidades vizinhas aportaram para particiapar das competições desportivas e lúdicas, além de apresentações de danças durante a intensa programação desde o dia 17 a 19/04. São elas: Kikretum, Kôkraimor, Moxkárokô, Pykararakre, Apexti, Kendjam, Kawatire, Aukre, Koprakreri, Gorotire, Kriny, Kráonpari, Regôweito, Kôkokuedja.

Prof. Viviane Cunha na abertura da Semana dos Povos Indígenas

Com o passar dos anos, as comemorações crescem em número de participantes, tanto de aldeias indígenas, como espectadores de vários estados para prestigiar esta grande festa. O apoio dos colaboradores da SEMEC e diversas secretarias da Prefeitura Municipal,além da imprensa,  foram importantes devido a grande infraestrutura do evento. Os momentos marcantes da festividade ocorreram nas noites do dia 17 e 19, onde os índios emocionaram o público entoando seus cantos para celebrar a alegria, a natureza, as lutas e conquistas, através da dança e pinturas corporais. A abertura teve a participação do governador em exercício, Helenilson Pontes, onde houve a escolha da Miss Kayapó 2011. A vencedora deste ano foi a bela representante da aldeia Gorotire, Em Kayapó.


Miss Kayapó 2011.

Celebração da cultura indígena através de danças

Alunos no Projeto Bizu  na Oficina de Desenho

Simultâneamente à programação, na Escola Teoria do Saber, a comunidade local e os integrantes das aldeias tiveram a oportunidade de  participar de oficinas web, audio-visual, fotografia, rádio, desenho, ofertadas pela Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM). O projeto de Oficinas de Mídia Popular "Bizu" contou com a participação de 100 alunos e tem como objetivo realizar a capacitação e qualificação para o acesso de ferramentas e veículos alternativos de comunicação ao público que reside em locais distantes da capital e a partir daí transmitir o conteúdo.

Oficina de Fotografia



Equipe da SECOM, responsável pelas Oficinas de comunicação

2 comentários:

  1. Índio de bermuda e índia de calcinha desfilando como miss... Acho que não merecem ser chamados de índios aqueles que se vestem e se comportam como o resto da população. Eles são tão índios como qualquer outro brasileiro que carrega no sangue a miscigenação mas vivem nas grandes metrópoles do país.

    Nossos índios estão mesmo "avacalhados" pela anticultura, fruto da interferência dos brancos (principalmente). Destruímos os índios com a imposição de moral, vestimentas, hábitos e religião! Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pq os indios se vestem de branco que vão deixar de ser índio....
      Todos tem direito de se divertir do jeito que acha certo, sem prejuducar ninguém, e eu não acho que eles estão se prejudicando e nem prejudicando ninguém, mais que egoísmo e ipocresia hein...
      Não tem nada haver o que esse Wagner Barros falou....
      Acho melhor ele cuidar da sua propriá vida e deixar os índios ser felizes em paz.
      Eles nem te conhece e nem pediu sua opinião.

      Excluir