quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Educa Brasil 2009

Nos dias 15 a 17 de novembro, a Secretária Executiva de Educação Prof. Viviane Martins Silva da Cunha estará participando do Congresso Nacional de Secretários Municipais, o Educa Brasil 2009, em Balneário Camboriú, SC. Neste evento, reberá premiação por se destacar como as 100 melhores secretárias de educação do Brasil. Segundo a Prof. Viviane, esta é uma conquista do esforço conjunto de todos os colaboradores da SEED como Equipe Técnico-pedagógica, de apoio, departamento administrativo, gestores, coordenadores, professores entre outros, que não medem esforços para proporcionar uma educação de qualidade à população são-felense.

Ela apresentará também o projeto de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado- AEE, desenvolvido por sua gestão na rede pública de ensino. Segue abaixo o resumo do projeto:

O Processo da Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Público de Ensino no Município de São Félix do Xingu – PA, 2009, São Félix do Xingu, PA.

O presente trabalho tem o objetivo apresentar um panorama geral acerca do processo de educação na diversidade, através da Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado como atuação da atual gestão da Secretaria Executiva de Educação - SEED do município de São Félix do Xingu, localizado na região sul do estado do Pará. As características do município como grande extensão territorial, diversidade de recursos naturais e outros fatores de ordem econômica, social e cultural, ocasionam problemas na gerência dos recursos financeiros, obtidos através das esferas de governo federal e estadual. O grande desafio desta gestão encontra-se em implementar políticas educativas para atender adequadamente a demanda da população e contornar inúmeros problemas como: dificuldades na infra-estrutura das escolas, difícil acesso às escolas da zona rural e aldeias indígenas, ocasionando atraso e aumento de despesas na distribuição da merenda escolar, além da carência de apoio técnico aos professores e gestores destas escolas e vulnerabilidade social dos alunos. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como público alvo os gestores, coordenadores, alunos do ensino regular, principalmente alunos com Necessidades Educativas Especiais e comunidades das escolas da rede pública de ensino localizadas na zona rural e urbana, além das aldeias indígenas do município e equipe técnico-pedagógica da SEED. As técnicas e instrumentos utilizados foram visitas técnicas, observações in locu, entrevistas, avaliações de relatórios, reuniões, encontros, conferências e palestras. Em conclusão, observou-se que apesar das grandes dificuldades para garantir a população do direito a educação de qualidade, dentro dos princípios inclusivos, o sistema público de ensino tem feitos grandes investimentos para dissipar as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com Necessidades Educativas Especiais às escolas e vem desenvolvendo ações articuladas com diversos segmentos sociais e instituições públicas e privadas para desenvolver comunidades inclusivas, promovendo a igualdade na diversidade.

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