Sede da SEMEC
da esquerda para direita: Profa. Maria Aparecida Oliveira (Secretária Adjunta) e Profa. Viviane Cunha (Secretária da SEMEC)
Alunos das escolas da zona urbana participando do projeto Leitura na Praça
O grande desafio desta gestão encontra-se na implementação de políticas educativas que possam atender a demanda da população xinguara é contornar um cenário com inúmeros problemas, dentre eles, encontramos os principais: dificuldades na infra-estrutura das escolas, difícil acesso às escolas da zona rural e aldeias indígenas, ocasionando atraso e aumento de despesas na distribuição da merenda escolar, além da carência de apoio técnico aos professores e gestores destas escolas.
Este quadro explica-se pela realidade peculiar desta região no sul do Pará, em especial este município, devido a grande extensão territorial e maior concentração de habitantes na zona rural.
A situação de vulnerabilidade sócio-econômica das comunidades ocasionam alguns contratempos, como a falta de documentação da população (Registro de Nascimento, por exemplo), que ao dificultar a informação precisa de quantidade de alunos matriculados nas escolas ao Censo Escolar, ocasiona a perda de recursos financeiros do Governo Federal.