A presidenta Dilma anunciou, nesta data, através de uma cerimônia com a presença da Secretária de Educação do Município, Viviane Cunha e o Prefeito Antonio Levino, a expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional Tecnológica, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A Secretária Viviane Cunha, Prefeito Antonio Levino e Dep. Federa Zeca Marinho
Trata-se da criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país e a abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em 2014. Esse é um dos resultados esperados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, com a terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada nesta terça-feira, 16.
O governo federal baseou-se nos critérios de baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) para definir o número de câmpus universitários e de escolas de educação profissional por estado e a e a porcentagem de jovens de 14 a 18 anos nas séries finais do ensino fundamental. A escolha de municípios levou em consideração também a alta porcentagem de extrema pobreza e atendimento aos territórios da cidadania e população acima de 50 mil habitantes.
Novas universidades federais serão instaladas no Pará, inclusive um polo da UFESSPA no município de São Félix do Xingu. Esta é uma estratégia fundamental do governo federal para o acesso a educação e ao conhecimento, com a qualificação de profissionais da área da educação e para o mercado de trabalho na região, incrementado com a chegada de grandes mineradoras como a Companhia Vale e Anglo América. É uma grande oportunidades para o crescimento da economia local e desenvolvimento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário