No período de 21 a 25 de março, as coordenadoras da SEMEC, Bethânia Pessoa Loureiro (Educação Infantil), Elizandra Amaral (EJA) e Vanusa Rodrigues Mariano da Costa (Ensino Fundamental) participaram de uma capacitação do Programa Escola Ativa - Módulo II - Alfabetização e Letramento, em Belém, evento realizado pela parceria do Ministério da Educação, SEDUC e UFPA. A capacitação contou com a presença de aproximadamente 120 professores e técnicos dos municípios e URES (Unidades Regionais de Ensino) do estado.
O Programa Escola Ativa é um programa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação do Campo/Secad, com o objetivo de orientar a implantação de novas escolas e aperfeiçoamento em escolas com classes multisseriadas, preparando educadores e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo.
Na programação desta capacitação, foram ministrados conteúdos sobre compreensão de desenvolvimento e apredizagem que subsidiam a educação no campo, o Ensino Fundamental de 9 anos e suas implicações para as classes multisseriadas, principais teorias da alfabetização e seus respectivos métodos, aspectos psicolinguísticos da alfabetização, até produção de textos com o objetivo de possibilitar a compreensão da linguagem e do conhecimento a partir da mediação do processo ensino-aprendizagem e de formação da mente subsidiando a prática docente.
O compromisso agora é dar continuidade a este programa no município. As coordenadoras da Equipe Técnico-Pedagógica da SEMEC assumem o papel de multiplicadores e será programada a primeira capacitação dos docentes da zona rural, ainda no mês de abril. As escolas que fizeram adesão ao programa no ano de 2009 , serão as contempladas com esta formação continuada e além disso, receberão materiais didático-pedagógicos para desenvolver as atividades do programas em suas escolas.
quarta-feira, 30 de março de 2011
quarta-feira, 9 de março de 2011
III Xingu Folia
Foliões na Quadra central de Esporte durante o show da Banda Furacão
A cidade parou para participar dos cinco dias de folia, de 04 a 08/03, com aproximadamente 5.000 foliões por dia, sem dúvidas, este pode ser considerado o maior carnaval de todos os tempos em São Félix do Xingu e até da região sudeste do Pará. Sob a gestão da Prof. Viviane Cunha, secretária da SEMEC, a Comissão Organizadora do evento, com a coordenação do Prof. Lindiney Guido e parceria com várias secretarias do município como SEMATUR, SEMOB, SEMTEPS, somaram esforços, junto com o apoio da Política Militar, para garantir segurança e organização aos brincantes do evento. A participação ativa do Conselho Tutelar também foi importante, garantindo proteção aos direitos das crianças e adolescentes, já que estes não poderiam permanecer desacompanhados de seus pais e/ou responsáveis após as 24:00 h.
Profa. Viviane Cunha durante a carreata com Trio Elétrico
Os foliões participaram da competição entre os 5 blocos de rua: Rancho Folia, Cai na Cana, Papa Virgem e Jack Folia. Este também foi o carnaval da solidariedade. Ao todo, foram arrecadados aproximadamente oito mil toneladas de alimentos não perecíveis pelos blocos e na entrada do evento. Os blocos participaram de uma carreata com Trio Elétrico pelas principais ruas da cidade, garantido animação em todos os lugares que passavam, principalmente aos moradores. Crianças e adultos se divertiram para valer.
Brincantes do Bloco Papa Virgem
Foliões durante a passagem do Trio Elétrico
A Banda Furacão do Melody e Banda É o Tom, agitaram a população com os atuais hits populares de carnaval que distribuíram CDs aos espectadores. A grande revelação dos shows foi a participação inédita do vereador Faustino embalando algumas marchas antigas de carnaval, momento inesquecível para a cidade.
A SEMEC só tem a agradecer pelos esforços de toda a equipe de colaboradores que revezaram-se para organizar o evento e dar apoio a toda a infra-estrutura deste carnaval que a cada ano, atrai mais brincantes.
Equipe incansável de colaboradores da SEMEC
quinta-feira, 3 de março de 2011
I Oficina Pedagógica de Matemática
A SEMEC promove mais um evento na formação de docentes. Esta semana, os professores do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais, zona urbana, participam da I Oficina Pedagógica de Matemática, que acontece no período de 01 a 04/03. O principal objetivo deste encontro é proporcionar aos professores um momento de reflexão sobre sua práticas pedagógicas, conscientizando-os da da necessidade de mudanças de paradigmas e discussão de metodologias de ensino contextualizadas à realidade do aluno para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais proveitoso.
Prof. Pierre Pereira e Olímpio Souza Filho, facilitadores.
A oficina foi dividada em duas partes. Nos dias 01 e 02/03 foram direcionados para os professores de 1 a 4 série do E. F (primeira fase), com 120 participantes, e no dia 03 e 04/03, para o Ensino Fundamental 2 fase (5 a 8 serie), para 50 professores.
Enfim, o aprimoramento didático-pedagógico dos professores na área da Educação Matemática é uma necessidade permanente, em grande parte devido aos avanços científicos e tecnológicos que modificam a realidade da construção do conhecimento.
Assinar:
Postagens (Atom)