sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

I Capacitação Indígena de São Félix do Xingu

A Educação na diversidade vem alcançando destaque no município com grandes avanços. No período de 17 a 20/01 foi realizada a I Capacitação Indígena para 30 professores do quadro permanente e temporário, sendo que 13 destes, são monitores índios e um professor com formação de nível médio em magistério indígena. Esta é mais uma iniciativa da política de formação docente da SEMEC no intuito de garantir a oferta de educação escolar indígena de qualidade. De acordo com os dados do Censo Escolar 2010,  o município possui 7 escolas localizadas nas aldeias sob sua jurisdição, totalizando 917 alunos.



O pólo de educação indígena da SEMEC conta com a coordenação do Prof. Adalberto Ribeiro da Silva, pedagogo e índio da etnia Kaiapó, Profa. Ivanilce Gonçalves de Melo, pedagoga, e Profa. Wanderléia Alves da Silva, também pedagoga.



Foram 3 dias de muitas atividades com a colaboração de vários profissionais da equipe técnico-pedagógica e docente que debateram temas importantes como: Ética Profissional e Relações Interpessoais, pela Psicóloga Adriana Castro; O ensino de 9 anos, Coordenadora do E. F., Wanusa Mariano; Prof. Natanael França, Legislação; Prof. Edson Martins, Educação Física; Prof.Pierre Pereira, Matemática.






quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Desenvolvimento em Educação e Cultura

O município de São Félix do Xingu, localizado no sudeste do Pará, além da grande extensão do seu território, encontra-se num momento ímpar de expansão do seu potencial em vários âmbitos. Um olhar retrospecto do desenvolvimento desta cidade ao longo de dois anos da atual gestão na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Félix do Xingu, a frente da Prof a Viviane Martins Silva da Cunha, mostra a evolução deste grande impacto sócio-cultural na região.


Profa. Viviane Cunha - Secretária da SEMEC

Com uma população de 91.293.000 habitantes, segundo dados do IBGE (2010), a maioria concentrada na zona rural do município, os indicadores demonstram um salto quantitativo e qualitativo na educação pública municipal. Por dois anos consecutivos 2009-2010, a SEMEC recebe o Prêmio Palma de Ouro e encontra-se no ranking dos 100 melhores gestores educacionais do Brasil. O total de 144 escolas no município e 1182 servidores entre professores e equipe de apoio e 15.420 alunos revela o tamanho deste desafio. As mudanças refletem-se nos vários níveis de ensino: da educação infantil, ensino fundamental e até superior.

Entre as conquistas, em relação à estrutura física, foram mais de 25 escolas reformadas, ampliadas e construídas, principalmente na zona rural, onde a maioria dos alunos têm condições precárias de acesso à educação. Para melhoria desde quadro, houve a aquisição de 4 ônibus escolares em parceria com o FNDE, 2.200 carteiras, kits educacionais para as escolas da zona rural, 10 freezers, 20 fogões, 250 jogos de mesas e cadeiras infantis, 30 mimeógrafos, construção de quadras cobertas, recursos didático-pedagógicos para salas multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado, entre outros.

Como meta para 2011, destaca-se a implantação de escola da Pró-Infância em distritos de grande concentração populacional como Taboca, Nereu, Tancredo e Sudoeste, construção de quadras nas escolas da zona rural e urbana, aquisição de mais 2 ônibus novos, construção de escolas da Pró-infância, e é claro, superar a projeção das metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional do Brasil). Atualmente, algumas escolas municipais da zona urbana estão em fase de reforma e ampliação como: E.M.E.F Bábara de Alencar, Marechal Rondon, Deuzina Coelho Ribeiro, D. Eurico Krautler, Filomeno Sousa Reis, Pássaro Azul, Creche Municipal Luiz Ferreira Santana e Jardim da Infância Celeste.

Alunos do AEE em atividades extra-classe

 
A educação na diversidade é um grande marco desta gestão. O Atendimento Educacional Especializado transforma a vida de muitos alunos com necessidades educativas especiais que antigamente eram segregados, privados do convívio com a sociedade, e agora são beneficiados com as salas de recursos multifuncionais e professores especializados. Além disso, a SEMEC proporcionou aos professores curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva. A era da inclusão digital ultrapassa barreiras e limites geográficos e num município de grandes proporções territoriais, como São Félix do Xingu, não poderia ser diferente. Laboratórios de informática foram implantados em escolas da zona urbana e principalmente da zona rural, com aquisição de 300 microcomputadores e notebooks em parceria com o FNDE.
Prof. Pierre Pereira

Eventos inéditos e importantes foram realizados como a I e II Feira Cultural e do Livro e a consagração da cultura indígena no município com a comemoração do Dia do Índio, em 3 dias de celebração onde aproximadamente 1.500 índios da etnia Kayapó vieram à cidade para apresentações de danças, lendas e artesanato indígena. Na formação de docentes e colaboradores, houve a capacitação de professores da zona rural através do programa Escola Ativa e cursos para formação de motoristas de transporte escolar.

A educação indígena de São Félix do Xingu alcançou projeção nacional, já que possui 7 escolas em aldeias da etnia Kayapó sob seus cuidados, com a realização da I Conferência Kayapó na aldeia Krokraimor, além do município ter sediado o I Encontro Etnoeducacional, confirmando o compromisso da gestão atual com a educação na diversidade.

Celebração do dia do índio

A superioridade da educação no município também é uma meta para níveis de ensino mais altos nesta gestão. A implantação de pólos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e IFPA com os cursos de Pedagogia, Matemática, Informática e também cursos técnicos como: Técnico em Informática, Pesca e Aquicultura, Pecuária, serão imprescindíveis para o desenvolvimento qualificado do mercado de trabalho na região.

Enfim, as grandes conquistas da SEMEC refletem o trabalho de uma gestão com olhar no futuro e motivação para transformar a realidade de uma região rica não só em recursos naturais, como em potencialidades humanas na busca de uma identidade dentro da sua diversidade cultural. Além de uma equipe de colaboradores incansável que procura disseminar uma educação de qualidade, apesar de todas as adversidades, nos quatro cantos do município.